De Laura a 11 de Junho de 2009 às 03:20
Olá a todas as mamãs!

Vera tem seis meses. Não teve berço e não tem caminha. Nunca usou chupeta. Dormimos numa cama de casal, mas como agora está mais crescida e já dormimos apertadinhos, optamos por pôr mais uma cama no quarto, e é lá que dorme o pai.
O pai, que já tem 35 anos, não tem medo de dormir sozinho. Quem precisa de mim é a minha filha.
Quando a miúda adormece, ficamos na sala a fazer vida de casal. Vera acorda até seis vezes por noite. Eu vou, a embalo, dou-lhe de mamar e adormece logo. Não demoro mais de dez minutos. E depois deitamos juntas, e não sei se acorda ou não, porque busca a mãe (ou a mama) e lá está, não acordamos totalmente e a noite continua calminha.
Não quero imaginar o que seria minha vida com as rotinas "de revista" ou de manual: estou a dormir, minha filha acorda, eu a correr corredor acima, ir até à cozinha, preparar o biberão, voltar ao quarto... Assim ninguém descansa!!
Só as crianças ocidentais têm quarto próprio . Só as crianças ocidentais sofrem cólicas. O ser humano é o único mamífero que não dorme com os filhotes.

Respeito muito todas as decisões, mas acho que o que o método Estivill (que não é seu, é de um tal Dr. Ferber ) não ensina a dormir sozinho. Ensina a não obter resposta às suas necessidades.

Já li o livro, só por curiosidade, e eis a minha percepção:
- Não há em todo o livro uma referência bibliográfica, a menção dum estudo ou qualquer outra coisa que fundamente o "método".
- A linguagem do livro (só o li em espanhol, não sei se a tradução portuguesa é um bocado mais suave) é bélica, tipo: "se cedem às exigências da criança perdem a batalha"
- Não há, no registo da OMS de doenças, nenhuma conhecida como "insónia infantil"
- Antes de tomar um medicamento ou começar um tratamento , a primeira pergunta é se não será prejudicial . Por isso são obrigatórios os prospectos dos fármacos. Lá ninguém garante a inocuidade de aplicar tais métodos.
- Falham as matemáticas: no prólogo diz que o método funciona em 96% dos casos, e depois, no capítulo IV, diz que há problemas sem solução (15% de sonambulismo, 45% de pesadelos...) Então, e esse 96% fica em quê?
O método Estivill , mais que ensinar, adestra . E não soluciona os problemas de sono das crianças, mais sim os dos pais.
E o pior é que funciona, sim.
Mas, a que preço ?
Cada caso é um caso e cada opinião um mundo... Mas a única coisa certa com bebés e crianças é que as etapas sucedem-se muito depressa, e cada pouco superam coisas que antes achávamos problemas sem solução!
Eu lembro-me muito bem da minha infância, às vezes é conveniente pôr-se no lugar da criança. Certeza que poupavamos dores de cabeça, todos!
Peço desculpa, sou espanhola e ainda faço muitos erros ao escrever português, mas acho que a ideia ficou clara, embora não saiba ser mais breve...
Um abraço!
De monica a 7 de Outubro de 2010 às 17:31

Olá.
 Concordo plenamente com a Laura. O dito metodo é uma solução para as noites dos pais e não das crianças.... Como refere o autor é preciso ensinar as crianças a dormir, como se as ensina a andar.... o que é certo é cada criança é única, tem as suas necessidades e ritmos diferentes muito influenciados pelo seu quotidiano, logo cada uma será diferente, não há uma receita milagrosa... Hoje em dia os pais querem um " manual de instruções " para os filhos por forma a que eles façam as coisas rapida e eficazmente, pois têm pouco tempo, pouca disponibilidade, mas é errado. Quem tem filhos tem que estar preparado para dificuldades e dar tempo ao tempo, fazer pequenos progressos diariarios até atingir a perfeição, sem deixar de dar carinho TEMPO e atenção aos mais novos.
Educar é uma aventura única em casa criança e cada adulto.
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres


Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.